Thursday, August 24, 2006

Superman e o Gênesis

 analise de monica burich sobre brandon routh e superman returns
No filme Superman Returns, o aqui-inimigo do homem de aço deseja construir um “mundo novo,” tal qual Gênesis.
Gênesis é o nome da nave que o último filho de Krypton resgata (onde estava sua amada Lois Lane), marcando o seu retorno ao planeta terra.
Por uma estranha coincidência “Returns” é o primeiro filme a usar câmeras Panavision chamadas “Gênesis HD”, desenvolvidas entre a Panavision e Sony, conjuntamente.
A palavra Gênese significa origem, nascimento, criação e princípio.
Nome do primeiro livro da Bíblia, onde são marcados os acontecimentos da criação do mundo. Possui cinqüenta capítulos, que ao ser reduzido temos: 50 → 5+0 = 5.
E foi exatamente 5 anos que Superman se ausenta da terra.
No Gênesis além de encontrarmos a história da criação da terra, temos o relato da queda do homem. Coincidentemente semelhante com o tema do filme “Superman Returns”, em ambos os casos percebemos o mal como uma desordem da faculdade do conhecimento. No mito da queda de Adão, é demonstrado que o mal não é apenas o ato, é a decisão para o mal.Santo Tomás de Aquino (1225-1274) tentou explicar isso em sua obra filosófica, alegando que o mal é a corrupção do bem, o mal é sempre uma ausência, ele não tem natureza em si, não tem essência (assim como a escuridão é a ausência de luz). Em Superman Returns, nos deparamos com o personagem Lex Luthor, que perdeu essa faculdade do bem.
Essa simbologia do mito de Adão no Gênesis permite que façamos interligações em diferentes níveis, pois a maioria das narrativas sagradas são atemporais e estão carregadas de mensagens para serem lidas além das letras, além do que está escrito. Não temos como contestar sua importância, mesmo para aqueles que consideram apenas um arquétipo.
Ainda no livro do Gênesis, Adão teve um sono profundo, ao passo que Superman entrou em coma. Segundo a Gênese, enquanto Adão dormia, foi retirado-lhe um flanco. Enquanto Superman estava no coma profundo, também sofreu uma incisão para ser retirado fragmentos de kryptonita.
O filme retrata a existência de uma tecnologia alienígena extremamente avançada, que é responsável por um processo evolutivo a partir de uma única fonte (um cristal). Esse processo evolutivo acontece através das alterações mutacionais do contato desse cristal e a água. Como a ciência atribui ao meio ambiente a importância da evolução do nosso planeta. O ponto em comum é a evolução vinda de uma transformação, mudanças e metamorfoses sucessivas que levam de um estado para outro. A terra emergindo entre águas...
Assim como o livro do Gênesis, o filme aborda esses dois pontos: a evolução física e a moral.
Para concluir, o último ponto, podemos ler no texto original Hebreu, chamando Deus de “Elohim”. Em Hebraico Elohim é uma palavra plural. Em diversas culturas semíticas as Letras “El” ou “Eloh” são dadas a nomes de Deus e seus mensageiros. E ao analisarmos o nome do Superman, encontramos a mesma terminação: Kal-El.
De maneira nenhuma quero colocar que entre 1933 (quando surgiram as primeiras imagens do Superman) e 1938 (quando saiu sua primeira revista), tinha se esses conhecimentos e isso foi colocado propositalmente. Mas seremos todos instrumentos inconscientes? O quanto cabe a cada um transmitir mensagens, mesmo de forma indireta?
Com esses dados convido você a analisar o sentido místico do superherói mais famoso do mundo. A palavra místico, Etimologicamente significa o que é transmitido em silêncio, assim como mito (do latim mythus no sentido de símbolo) segredo, relato silencioso, o que escapa a palavra. E que nesse silêncio internos, venhamos vivificar e despertar a nossa sabedoria e buscar o caminho da verdade.

(texto devidamente registrado e protegido por direitos autorais. Caso queira repassar essa mensagem não altere seu conteúdo e nem deixe de citar minha autoria).

Horóscopo Diário:
http://horoscopomonicaburich.blogspot.com/

Site somos todos um
http://somostodosum.ig.com.br/b.asp?i=7418

http://monicaburich.livejournal.com/

Meu Profile no orkut:
http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=16798560619041429811
http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=13088361494956343730

2 comments:

Marcelino Rodriguez said...

Muito legal seu Blog de utilidade publica, amiga.

Barbara said...

Poxa, que legal, você tm um blog =) Estou assistindo agora o Sem Censura e anotei seu nome aqui pra procurar no google e achei seu blog =) Vou botar aqui nos favoritos pra não ter perigo de perder. =)

 

superman

super homem

super heroi

smallville

kansas
metropolis
clark kent