Sunday, August 06, 2006

Superman e Atlas – Os que carregam o peso do mundo

 analise de monica burich sobre brandon routh e superman returns
Superman descobre o risco que o continente americano sofre, tentando impedir sua destruição.
Vemos o homem de aço evitar explosões de gás com seu Super-sopro, derreter uma imensa quantidade de estilhaços de vidros de milhares de janelas com sua visão de calor, entre seus muitos salvamentos.
Para representar o peso de sua responsabilidade, o último filho de Krypton é mostrado carregando o imenso globo que fica no topo do jornal Planeta Diário (considerado no filme como o maior jornal do planeta), semelhante a pose do mítico Atlas.
Atlas na mitologia era um Titã, um ser colossal extremamente forte que foi incumbido por Zeus, deus dos deuses a sustentar o mundo sobre os ombros, tornando-o mais leve e mais fácil de ser suportado, tanto para os homens quanto para os deuses.
A partir do século XVI Atlas virou sinônimo de sacrifício. Sua lendária fama foi difundida rapidamente após Mercator, um renomado cartógrafo, colocar na capa de seu livro de cartas geográficas o desenho de Atlas sustentando o mundo. Com o passar do tempo esses livros ficaram conhecidos como “Atlas Geográfico”.
No entanto, alguns autores alegam que foi a abóbada celeste que Atlas sustentou, mantendo o céu separado da terra (sendo aquele que separa o mundo da bem-aventurança, o paraíso, o Olimpo, o mundo das alegrias do espírito do mundo daqueles que são escravos da matéria) mas, para facilitar sua representação foi desenhado segurando o globo terrestre.
Atlas passou a fazer parte até do vocabulário da medicina, a primeira vértebra da coluna serviçal recebe seu nome, pois sustenta todo o peso da cabeça.
Atualmente pessoas que carregam enormes responsabilidades são consideradas portadoras do “Complexo de Atlas”, seja porque sustentam pesos físicos ou emocionais.

Voltando a mitologia, não podemos esquecer que esse fardo de Atlas foi um suplício quase eterno. Sua grande força tornou-o muito diferente dos demais e por causa dessa diferença ele teve que pagar um preço muito caro.
Os deuses perceberam que Atlas cumpria sua missão sem reclamar e aliviaram-lhe esse fardo, nomeando-o como guardião dos Pilares de Hércules, pilares sob os quais foram colocados os pesos que estavam em suas costas.

A analogia feita pelo filme “Superman Returns” foi muito adequada ao representar o homem de aço carregando o Globo – Arquétipo do Planeta – em seus ombros, como uma metáfora a Atlas, e tal qual o herói mitológico, Superman carrega o peso da dor das pessoas em silêncio, escutando as súplicas de toda humanidade marcadas por violência todos os dias:
“Superman – “What did you hear? (O que você escuta?)
Lois Lane – Nothing (nada)
Superman - I hear everything… you wrote that the world doesn’t need a savior, but everyday I hear people calling for one…. I ´m sorry, I left you Lois… I will take you back Know…”
(Eu escuto tudo...Você escreveu que o mundo não precisa de um salvador... Mas todos os dias eu ouço as pessoas clamando por um....)”
Vemos esse diálogo entre Superman e Lois Lane, no qual ele tenta mostrar os efeitos devastadores que um ato brutal causa na alma das pessoas, emoldurado por um cenário cósmico. Uma das diversas mensagens passadas por Singer.

Superman faz desse pesado fardo um prodigioso exemplo de dignidade, ao vermos sua angustia ao tentar mostrar que a crueldade não é o caminho. Sempre que um ser humano mata outro, algo morre dentro dele. Quem tiver olhos para ver que veja a perturbante reflexão moral ao qual o filme nos impele.

Superman e seus personagens e imagens são de propriedade da Warner e DC Comics.
(texto devidamente registrado e protegido por direitos autorais. Caso queira repassar essa mensagem não altere seu conteúdo e nem deixe de citar minha autoria)

No comments:

 

superman

super homem

super heroi

smallville

kansas
metropolis
clark kent