Monday, July 31, 2006

Lex Luthor e o mito de Prometeu

 analise de monica burich sobre brandon routh e superman returns
No filme “Superman Returns”, Lex Luthor (Kevin Spacey), conversa com Kitty Kowalski (Parker Posey) sobre o Mito de Prometeu, para justificar o roubo dos cristais que está prestes a fazer.
Kitty o irrita alegando que Lex não é um deus para se comparar a ele.

Na mitologia, Prometeu era filho do Titã Japeto (Os Titãs simbolizam as forças brutas da terra e por conseguinte, os desejos terrestres. Era uma raça de estatura gigantesca. Sendo Prometeu seu filho, herdou suas características físicas) e de Ásia (filha de Oceano e Tethys) e irmão de Epimetheus e Atlas. Prometeu ficou conhecido como iniciador da primeira civilização humana, formando o homem da própria terra e para lhe dar vida e ânimo decidiu roubar o fogo sagrado do céu.
Para dar forma a sua obra Prometeu fez os homens com a forma física semelhante a dos deuses do Olimpo, principalmente ao que se refere ao porte, ereto, difícil de encontrar entre os animas (homo erectus).
Junto com seu irmão Epimetheu resolveu dar-lhes algo além da aparência física, como dons superiores. Eles então decidiram pedir ajuda a Minerva (deusa da sabedoria, conhecida por ser aquela que dava bons conselhos e que lutava pelo direito dos menos favorecidos através de suas estratégias – também chamada de Pallas ou Athená) que com sua notável inteligência bolou um plano com eles para conseguir um pouco do fogo sagrado, que ficava sob o domínio do rei do Olimpo, Zeus.
Prometeu então, subiu ao céu e acendeu em uma tocha o fogo deixado pelo rastro do carro do sol, trazendo para o homem a chispa divina do fogo. Foi assim que o homem conseguiu sua superioridade perante o reino animal.
Prometeu despertou a ira de Zeus (Júpiter), e a luta entre eles ficou gravada na história como a justiça que foi usada como um poder inexorável, implacável e quase fatal, que esmagou pela força o direito da vida.
Depois de muitos anos de flagelo Hercules livrou Prometeu de sua aflição, matando o abutre que todos os dias visitava Prometeu, que estava acorrentado no Cáucaso, e comia-lhe vivo o fígado, dilacerando-o de dores. Mas para conseguir a liberdade de Prometeu, Hércules ainda teve que fazer um acordo com Zeus, obrigando Prometeu a usar um anel feito da corrente que o agrilhoava com um pedaço do rochedo, para que ele nunca se esquecesse do tempo que ficou no Cáucaso.

Ao relembrar essa história, vemos que Lex Luthor só levou em consideração o roubo do fogo dos deuses por Prometeu. Esqueceu de vários pontos importantes:
Primeiro: o roubo não foi para benefício próprio. Ele só conseguiu furtar a chama com a ajuda da deusa Minerva por seus intuitos não egoístas. E foi por essa mesma razão que Hércules o salvou.
Prometeu ficou conhecido como protetor da humanidade, não como um déspota ou tirano que queria impor seus desejos. Ele deu a vida aos homens e os deixou caminhar livremente.

Lex ainda comenta que o fogo representa poder. O poder que o fogo atribuiu a humanidade, além de vida, foi calor, luz, proteção contra animais predadores, para cozinhar e defumar alimentos, derreter e moldar minérios e obter bronze e o ferro, entre outras coisas . Claro que foi essencial para seu desenvolvimento, pois foi a primeira fonte de energia descoberta pelo homem e com isso ele passou a dominar todos os animais.
Mas no Mito, a função primordial foi vivificar os corpos com a chama de vida, a chispa Divina que permite a existência, a corporização Cósmica, revestindo de substância sagrada meros bonecos de barro, com as Divinas qualidades e valores que jazem no Coração do Fogo Sagrado.
Oposto do comportamento de Lex, que ao contrário pretendia exterminar bilhões de pessoas no planeta, buscando o seu próprio benefício egoísta. Mostrando-se um vilão completamente imerso nos prazeres materiais, escravo dos seus desejos e de suas qualidades doentias.... Jamais poderia se equiparar a um deus, Kitty está certa!
(imagem do cartaz do filme "Superman Returns - Bryan Singer. 2006)

No comments:

 

superman

super homem

super heroi

smallville

kansas
metropolis
clark kent